O encanto do Ceviche Peruano


07, September - 2023

Home Blog O encanto do Ceviche Peruano

O ceviche peruano transcende a mera definição de um prato de peixe cru marinado em suco de limão. É uma explosão de sabores e tradições que encapsulam a essência da costa peruana. 
Esta iguaria, que combina a frescura do mar, o ardor revigorante da pimenta peruana (ají) e a acidez cítrica do limão, é um verdadeiro ícone da gastronomia peruana. Com uma história que se estende por séculos, o ceviche evoluiu ao longo do tempo, fundindo influências indígenas, africanas e espanholas para se tornar a delícia que conhecemos hoje. Nesta jornada, exploraremos a história, os ingredientes essenciais e as variações regionais deste prato icônico. 
Além disso, guiaremos você passo a passo na preparação do seu próprio ceviche peruano em casa.  Prepare-se para descobrir o frescor e o sabor únicos que o ceviche peruano oferece!

Ceviche peruanop

 

História do ceviche no Peru

Origens Pré-Colombianas: 

O ceviche tem suas raízes nas civilizações pré-colombianas que habitavam a costa, como os Mochicas e os Chimúes, que já utilizavam técnicas de marinada com suco cítrico para conservar o peixe. Estas civilizações antigas já preparavam pratos semelhantes ao ceviche.

Influência Espanhola: 

A chegada dos espanhóis ao Peru no século XVI introduziu novos ingredientes na dieta peruana, como cebola e limão. Esses elementos foram gradualmente incorporados à preparação do ceviche.

Evolução ao Longo do Tempo: 

Com o passar dos anos, o ceviche adotou variações regionais no Peru, com cada região costeira desenvolvendo sua própria versão, utilizando ingredientes locais e receitas transmitidas de geração em geração.

Imigração Africana: 

Durante a época colonial, a presença de escravos africanos na costa peruana também deixou sua marca na gastronomia local, contribuindo com técnicas de marinada e sabores únicos para o preparo do ceviche.

Reconhecimento Mundial:

Ao longo do século XX, o ceviche peruano ganhou reconhecimento nacional e internacional como um dos pratos mais emblemáticos do Peru. Sua frescura, sabor e versatilidade o transformaram em um símbolo da identidade culinária do país.

Patrimônio Cultural: 

Em 2004, o governo peruano instituiu o dia 28 de junho como o Dia Nacional do Ceviche, em reconhecimento à sua importância cultural na sociedade peruana.

Preparação do Ceviche Peruano

Ingredientes:

  • 500 gramas de peixe fresco (corvina, linguado ou garoupa são opções populares), cortados em cubos pequenos.
  • 8-10 limões  espremidos (aproximadamente 1 xícara de suco de limão).
  • 1 cebola roxa cortada em rodelas finas.
  • 1 pimenta sem sementes e picada finamente (pimentão amarelo é uma opção).
  • 2 dentes de alho picados finamente.
  • 1 raminho de coentro fresco picado, incluindo os talos.
  • Sal a gosto.
  • Pimenta preta a gosto.
  • 1 batata-doce cozida e fatiada (opcional, para enfeitar).
  • Milho cozido e grãos de milho (opcional, para acompanhar).
  • Folhas de alface (opcional, para servir).

Ingredientes ceviche Peru

 

Instruções:

Comece por cortar o peixe em cubos pequenos e coloque-os em uma tigela grande, assegurando que estejam limpos e sem espinhos.

Esprema os limões para obter cerca de uma xícara de suco de limão fresco. Esse suco será a base da marinada do ceviche.

Despeje o suco de limão sobre o peixe na tigela, certificando-se de que o peixe esteja completamente submerso no suco de limão. Isso é fundamental para cozinhar o peixe durante o processo de marinada.

Adicione a cebola roxa, o pimentão ou pimenta picada, o alho e o coentro picado à tigela com o peixe e o suco de limão.

Tempere com sal e pimenta a gosto.

Se desejar, decore com fatias de batata-doce laranja e acompanhe com milho cozido e folhas de alface.

Desfrute do seu delicioso ceviche peruano!

Ceviche peruano con cancha
 

Reserva Trilha Salkantay 2023

Reservar