A pedra dos 12 ângulos


09, October - 2023

Home Blog A pedra dos 12 ângulos

A Pedra dos 12 Ângulos é uma peça de escultura célebre situada em Cusco, no Peru. Essa cidade, que outrora serviu como a capital do Império Inca, ostenta uma história rica e um patrimônio arqueológico notável. 
A Pedra dos 12 Ângulos destaca-se como um dos exemplos mais extraordinários da maestria Inca na arte da construção e na escultura em pedra.

pedra de 12 angulos

Localização da pedra de 12 ângulos

A Pedra dos 12 Ângulos repousa em uma das paredes da pitoresca rua Hatun Rumiyoc, situada no coração do centro histórico de Cusco. Esta rua é renomada por sua arquitetura que mescla traços incaicos e coloniais, tornando-se um ponto de destaque na cidade.

Escultura e Construção

O que mais se sobressai nesta pedra é a impressionante precisão e a excelência do trabalho entalhado nela. Composta por várias pedras meticulosamente unidas para formar um canto de parede, sua característica mais notável é a perfeita integração com as demais pedras da parede, criando ângulos impecáveis.

Ângulos

O nome "Pedra dos 12 Ângulos" origina-se dos doze ângulos perfeitamente delineados na pedra. Estes ângulos são um testemunho do avançado conhecimento matemático dos Incas e da sua habilidade excepcional na escultura e no encaixe preciso de pedras.

Calle hatun Rumiyoc

História e Significado

A Pedra dos 12 Ângulos é um exemplar notável da maestria Inca na arquitetura de pedra, destacando o seu domínio desta técnica. Acredita-se que esta pedra em particular tenha tido uma importância ritual ou religiosa durante a era Inca, embora o seu propósito exato permaneça envolto em mistério. Os Incas optaram por empregar essa construção precisa não apenas devido à sua resistência, mas também devido ao seu profundo significado cultural e espiritual.

Conservação e Turismo

A Pedra dos 12 Ângulos é uma atração turística de grande relevância em Cusco, atraindo milhares de visitantes a cada ano. Para garantir a sua preservação, foram adotadas medidas para protegê-la contra os efeitos do clima e o contato com as mãos dos turistas, que constantemente a visitam.

Calles del Cusco piuedra de 12 anuglos

Lendas sobre a pedra dos 12 ângulos

Uma das lendas mais comuns relacionadas à Pedra dos 12 Ângulos é que os Incas tinham conhecimentos secretos ou habilidades especiais para esculpir e encaixar pedras com tanta precisão. Alguns dizem que os Incas usaram técnicas e ferramentas misteriosas que lhes permitiram alcançar esses ângulos perfeitos. Estas lendas muitas vezes enfatizam a natureza sagrada da construção Inca e sugerem que suas habilidades foram fornecidas pelos deuses.
Segundo vários historiadores, esta pedra tem cerca de 500 anos, contando-se também que representava 24 famílias divididas em 12 famílias localizadas em Hurin Cusco e 12 famílias em Hanan Cusco (parte alta e baixa).
Embora essas lendas não tenham base histórica sólida, elas contribuem para a aura de mistério e admiração que envolve a Pedra dos 12 Ângulos e a arquitetura Inca em geral. Além disso, estas histórias ajudam a realçar a importância cultural e espiritual que os Incas atribuíam às suas construções de pedra, como se fossem manifestações da sua ligação com a natureza e o mundo divino.
Em suma, a Pedra dos 12 Ângulos em Cusco é um testemunho impressionante da habilidade e do conhecimento arquitetônico dos Incas. Sua precisão e beleza fazem dele um marco de destaque na cidade e um exemplo da grandeza da civilização Inca.
 

 

Reserva Trilha Salkantay 2023

Reservar